sábado, 4 de janeiro de 2014

Fotojornalismo, tendência ou somente modismo?

Fotojornalismo = linguagem utilizada para definir algo claro, sucinto,  onde a informação passada tem que ser clara. Mas até onde vai esse conceito? Será que estou aplicando esses conceitos de maneira correta?

Jornalismo é um ramo onde o foco principal é passar a informação seja ela via mídia impressa, rádio, TV, cinema, agência de notícias, podcast, sinal de fumaça, pombo correio (já estou apelando rsrsr), isso  não importa, o que importa é que a informação tem que chegar ao destinatário final. Ou seja, o foto jornalismo nada mais é do que passar uma informação (real) através de uma imagem, visto que a fotografia sempre foi algo positivo na mídia. Por isso até hoje é utilizada pela imprensa.

Então o primeiro ponto é que você não confunda fotojornalismo com fotodocumentarismo. Me assusta a quantidade de fotógrafos que colocam ensaios pré nupciais intitulados de fotojornalísticos, mas na verdade o fotojornalismo não tem como você planejar exatamente o que vai fazer, assim como as condições encontradas para seu produto final, bem oposto ao fotodocumentarismo, onde você tem o maior planejamento possível quanto a data, equipamentos utilizados, condições climáticas, pontos de vista e diferentes estilos.

Então para que não fique dúvidas o fotojornalismo tem a importância e a validade momentânea, enquanto o foto documentarismo tem validade atemporal, mas que não deixa de ser uma forma de documentação e influência de condições sociais.

Deixo aqui um exemplo de fotojornalismo a foto de um show do Rio Negro e Solimões, quando um deles caiu ao palco, não podemos ajustar a câmera para um bom enquadramento, distância focal, etc.
Show Rio Negro e Solimões | Canon EOS 60D Velocidade 1/80 Abertura f/5.6 | Iso 1600 | Lente 18-200mm f3.5-5.6 | foto: Gracekellen Alves 

Exemplo de uma foto de cunho fotodocumentarismo:
Prévia de Noiva em Brasília | Canon EOS 60D Velocidade 1/100 Abertura f/9.0 | Iso 100 | Lente 24-70mm  | foto: Gracekellen Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário